Notícias

Relatos indicam que Israel detonou carros-bomba em Teerã

Os ataques teriam ocorrido depois que as defesas aéreas iranianas repeliram com sucesso a principal onda de ataques aéreos.
Relatos indicam que Israel detonou carros-bomba em TeerãRedes sociais.

Israel detonou pelo menos cinco carros-bomba nas ruas de Teerã em meio a seus intensos ataques à capital iraniana, segundo relatos da mídia local.

Os ataques teriam ocorrido depois que as defesas aéreas iranianas repeliram com sucesso a principal onda de ataques aéreos do Exército israelense.

Por sua vez, a Reuters informa, citando suas fontes, que pelo menos 14 cientistas nucleares iranianos morreram em ataques israelenses desde sexta-feira, incluindo os recentes ataques com carros-bomba.

Rejeição global

  • O ataque ocorre em meio a uma escalada e uma troca de ataques entre Israel e o Irã, pelo qual Tel Aviv foi condenado pela Rússia, China e vários países do mundo. O Ministério das Relações Exteriores da Rússia classificou os ataques israelenses como "não provocados" e "totalmente inaceitáveis", e o presidente russo, Vladimir Putin, em uma conversa com os líderes de ambos os países, expressou sua disposição de mediar para evitar uma maior escalada da tensão.
  • Da América Latina, várias nações, entre elas Brasil, Venezuela, Cuba e Nicarágua, expressaram sua rejeição às ações de Tel Aviv. Os países do mundo islâmico, entre eles Turquia, Arábia Saudita, Egito e Paquistão, reagiram de maneira semelhante.