Notícias

Putin: Ataque foi perpetrado pelo Estado Islâmico, mas interessa ao Kremlin saber "quem o ordenou"

Mandatário russo destacou que a tragédia beneficia o regime de Kiev.
Putin: Ataque foi perpetrado pelo Estado Islâmico, mas interessa ao Kremlin saber "quem o ordenou"Sputnik / Mikhail Metzel

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, realizou nesta segunda-feira um pronunciamento televisionado como parte de uma reunião referente ao ataque terrorista contra o Crocus City Hall, que já deixou pelo menos 140 pessoas mortas e mais de 150 feridas na noite de sexta-feira. 

Durante o discurso, o líder russo afirmou ter conhecimento de que o atentado foi perpetrado pelo Estado Islâmico, mas disse que o que interessa ao Kremlin agora é saber quem o ordenou

Putin descreveu o ataque como uma "ação intimidatória". "Mas a pergunta que surge de imediato é: quem se beneficia com isso? Essa atrocidade pode ser apenas um elo em toda uma série de tentativas daqueles que, desde 2014, vêm travando uma guerra contra nosso país nas mãos do regime neonazista de Kiev", afirmou. Ele também indicou que "não há mais nenhuma discussão" sobre o fato de a contraofensiva ucraniana ter falhado.

Em seguida, Putin afirmou que os autores do ataque, que "queriam semear o pânico e a discórdia", depararam-se com uma "unidade e determinação capaz de fazer frente a esse mal". Nossa sociedade deu um exemplo de verdadeira solidariedade, coesão e apoio mútuo nesses tempos difíceis", acrescentou.

Na sexta-feira, várias pessoas armadas com rifles invadiram a sala de concertos do Crocus City Hall e abriram fogo contra a multidão. Em seguida, provocaram um incêndio que destruiu grande parte do local. 

Ataque cuidadosamente planejado e preparado

Em um pronunciamento televisionado em sequência, Alexander Bastrykin, chefe do Comitê Investigativo da Rússia, afirmou que a instituição foi capaz de estabelecer uma "cronologia completa do que aconteceu no Crocus City Hall". Também qualificou o ocorrido como "ataque cuidadosamente planejado e preparado".