Sirenes de alerta e os sistemas de defesa aérea foram acionados neste sábado (14)em Teerã, capital do Irã, e na cidade portuária de Bandar Abbas, ponto estratégico no Estreito de Ormuz, segundo informações da imprensa local.
O sistema de defesa enfrentou veículos aéreos não tripulados lançados pelas Forças de Defesa de Israel, informa a agência de notícias Fars. Em Bandar Abbas, o incidente ocorreu no meio de um feriado local.
Pelas redes sociais, Esmaeil Baqaei, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, divulgou imagens de civis mortos durante os bombardeios. Em publicação no X (antigo Twitter), escreveu: "O regime israelense perpetrou um ato de agressão flagrante contra o Irã. Por meio de ataques coordenados com mísseis e drones, atingiu bairros residenciais, infraestrutura civil e instalações nucleares sujeitas às salvaguardas da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA)."
O porta-voz ainda cobrou postura da ONU frente às agressões israelenses que resultaram na morte de tantos civis durante os ataques: "essas ações constituem uma violação grave e inequívoca do direito internacional e da Carta das Nações Unidas. Em um caso particularmente atroz, um ataque israelense a um prédio residencial resultou na morte de 60 pessoas inocentes, incluindo 29 crianças."