Um drone israelense atingiu, neste sábado (14), a refinaria de gás Fajr Jam, uma importante instalação de processamento de gás natural na cidade iraniana de Bushehr, provocando uma explosão, informam veículos de imprensa locais.
Como consequência da explosão, parte da refinaria foi incendiada. Até o momento, não há um comunicado oficial sobre o incidente, mas meios iranianos informam que o Ministério do Petróleo está investigando o caso.
A agência Fars noticiou que bombeiros estão tentando conter o incêndio. Por causa das chamas, a extração de 12 milhões de metros cúbicos de gás da plataforma da fase 14 do campo South Pars foi temporariamente interrompida até que a refinaria volte a funcionar.
A refinaria Fajr Jam é uma das maiores do Irã. O gás extraído dos campos South Pars, Nar e Kangan é enviado a essa unidade para processamento. A Corporação de Radiodifusão do Irã, citada por veículos locais, informou que as defesas de Bushehr foram ativadas para interceptar projéteis lançados pelas Forças Armadas de Israel.
Na tarde deste sábado, forças israelenses realizaram uma nova série de ataques contra várias cidades iranianas. Diferentes meios relatam uma onda de bombardeios em Tabriz, incluindo áreas próximas a uma refinaria.
Também há informações de que mísseis israelenses atingiram quatro pontos da província do Azerbaijão Oriental. Além disso, foram registradas explosões na cidade de Khorramabad.