
Putin conversa com Trump sobre a escalada entre Israel e Irã

O presidente russo, Vladimir Putin, conversou por telefone neste sábado com seu homólogo americano, Donald Trump. Os dois líderes discutiram a escalada no Oriente Médio provocada pelo ataque israelense contra o Irã.
O assessor da Presidência russa, Yuri Ushakov, afirmou que o tema central da conversa entre os presidentes foi a escalada das tensões entre o Irã e Israel. "Vladimir Putin, ao mesmo tempo em que condenou a operação militar de Israel contra o Irã, expressou sua grave preocupação com uma possível escalada do conflito, que teria consequências imprevisíveis para toda a situação na região do Oriente Médio", afirmou.

Por sua vez, Trump também classificou a situação como "muito alarmante", mas, ao mesmo tempo, reconheceu "a eficácia dos ataques de Israel contra instalações em território iraniano". Os dois presidentes "não descartam voltar à via da negociação sobre o programa nuclear iraniano", disse o funcionário, acrescentando que, na ligação, Trump indicou que sua equipe está disposta a continuar as conversações com o Irã.
De acordo com Ushakov, o líder russo informou ao seu homólogo americano que na sexta-feira manteve conversas telefônicas com o presidente iraniano, Masoud Pezeshkian, e com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu. "Foi enfatizada a importância de evitar a escalada do conflito e a disposição da parte russa em realizar possíveis esforços de mediação. O presidente russo lembrou que, antes da atual escalada, nossa parte propôs medidas concretas destinadas a encontrar acordos mutuamente aceitáveis no curso das negociações entre representantes dos Estados Unidos e do Irã sobre o programa nuclear iraniano", destacou.
Ucrânia e outros assuntos
A conversa telefônica entre os dois líderes durou 50 minutos. Entre outros assuntos, os mandatários discutiram o conflito ucraniano. Putin informou Trump sobre a aplicação dos acordos alcançados com Kiev na reunião de Istambul, em 2 de junho. Ushakov afirmou que o presidente russo contou ao seu homólogo sobre a troca de prisioneiros, incluindo feridos graves, bem como prisioneiros menores de 25 anos. A parte russa também expressou sua disposição de continuar as negociações com o regime de Kiev. Por sua vez, Trump sinalizou seu "interesse em que o conflito russo-ucraniano seja encerrado o mais rápido possível".
Além disso, o assessor da Presidência russa declarou que Putin parabenizou Trump pelo seu aniversário. "Ambos os líderes expressaram sua satisfação pelas relações pessoais estabelecidas, que permitem [...] comunicar-se de maneira profissional e buscar soluções para os problemas atuais da agenda bilateral e internacional, por mais complexos que sejam", afirmou.

