Netanyahu: 'Aviões israelenses sobrevoarão Teerã para atacar alvos estratégicos'

Primeiro-ministro afirmou que Israel pretende neutralizar ameaça nuclear e de mísseis balísticos do Irã.

O primeiro-ministro de Israel, Benjamim Netanyahu, fez uma declaração neste sábado (14), afirmando que Israel está preparado para lançar novos ataques contra a capital do Irã.

"Em um futuro muito próximo, vocês verão aviões da Força Aérea israelense sobrevoando os céus de Teerã: atacaremos cada local e cada alvo do regime aiatolá*", afirmou.

Netanyahu declarou que Israel causou "danos graves" às instalações nucleares do Irã nos ataques aéreos realizados nos últimos dois dias, destacando que o objetivo é "frustrar a dupla ameaça do Irã: tanto nuclear quanto de mísseis balísticos".

Nesse contexto, ele afirmou que a eliminação do grupo de cientistas responsáveis pelos projetos nucleares provocou um atraso de vários anos no programa nuclear iraniano.

Na madrugada de quinta-feira (13), Israel realizou diversos ataques contra instalações nucleares e alvos estratégicos iranianos. A operação foi classificada por Netanyahu como "muito bem-sucedida" por atingir "o coração" do programa nuclear do Irã.

Como resposta imediata, o Irã lançou uma retaliação massiva contra Israel, especialmente em Tel Aviv e Jerusalém, utilizando mais de 100 drones e mísseis balísticos. Embora as Forças de Defesa de Israel (FDI) tenham interceptado a maioria dos projéteis com seus sistemas de defesa aérea, alguns atingiram o território israelense. Desde então, os dois países têm trocado ataques contínuos.

*Regime aiatolá é a forma como costuma ser referido o sistema político vigente no Irã, liderado por autoridades religiosas xiitas, especialmente o aiatolá Ali Khamenei, líder supremo do país. O termo faz referência à teocracia instaurada após a Revolução Islâmica de 1979, que fundiu o poder religioso e estatal sob liderança clerical.