Notícias

Daniel Alves é solto da prisão após pagar fiança de um milhão de euros

O tribunal determinou que o ex-jogador entregasse seus passaportes (espanhol e brasileiro), o proibiu de deixar o país e ordenou que ele compareça semanalmente ao Tribunal de Barcelona.
Daniel Alves é solto da prisão após pagar fiança de um milhão de eurosAP / Emilio Morenatti

O ex-jogador de futebol brasileiro Daniel Alves, condenado a mais de quatro anos de prisão por estuprar uma mulher em uma boate, foi solto na segunda-feira após sua defesa pagar uma fiança de um milhão de euros imposta pelo Tribunal Provincial de Barcelona. Dessa forma, ele poderá recorrer em liberdade

Acompanhado de sua defesa, Alves deixou o centro penitenciário Brians 2, localizado no município de Sant Esteve Sesrovires, na província de Barcelona.

O tribunal ordenou que ele entregasse seus passaportes (espanhol e brasileiro), o proibiu de deixar o país e ordenou que ele compareça semanalmente ao Tribunal de Barcelona.

A soltura de Alves coincidiu com um protesto do lado de fora da penitenciária por funcionários que exigem melhores condições de trabalho após o assassinato de um cozinheiro penitenciário por um detento.

Processo judicial 

O ex-jogador do FC Barcelona, da Juventus e do Paris Saint-Germain (PSG) foi libertado sob fiança após uma decisão da qual ele só havia sido condenado em primeira instância e após sua defesa entrar com um recurso. Sua condenação, portanto, ainda não é definitiva.

Até segunda-feira, Alves estava em prisão preventiva, onde passou 14 meses.

Alves foi condenado em 22 de fevereiro a quatro anos e seis meses de prisão, cinco anos de liberdade condicional e nove anos de prisão pelo estupro de uma jovem no banheiro de uma área privada da conhecida boate Sutton, em Barcelona, em 31 de dezembro de 2022.

Essa sentença foi menor do que a solicitada pela Promotoria (nove anos de prisão), devido ao fato de a Justiça ter considerado a atenuante da reparação do dano, já que o ex-jogador pagou 150.000 euros por danos morais à vítima.