Os sistemas de baterias antimísseis balísticos THAAD dos Estados Unidos participaram da interceptação de mísseis balísticos iranianos lançados sobre Tel Aviv nesta sexta-feira durante um ataque de retaliação.
Em um vídeo compartilhado nas redes sociais, é possível ver o sistema defensivo destruindo um projétil iraniano além da atmosfera terrestre.
Os EUA entregaram ao país judeu duas baterias THAAD, projetadas para derrubar mísseis balísticos a altitudes entre 150 e 200 quilômetros.
O sistema já foi utilizado na interceptação de vários mísseis disparados contra Israel pelos houthis do Iêmen, apoiados pelo Irã.
- Na madrugada de 13 de junho, Israel atacou instalações nucleares, comandantes militares, cientistas e outras infraestruturas no Irã. O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu descreveu a operação como "muito bem-sucedida", dizendo que ela atingiu "o coração" do programa nuclear do Irã.
- Em resposta imediata, o Irã lançou uma retaliação massiva contra Israel (especialmente em Tel Aviv e Jerusalém) usando mais de 100 drones e mísseis balísticos. As FDI interceptaram alguns dos projéteis iranianos usando seus sistemas de defesa aérea. No entanto, alguns mísseis conseguiram atingir o país judeu.