Notícias

Cuba responsabiliza Israel e EUA por aumento da tensão envolvendo o Irã

Governo cubano condena ofensiva israelense e culpa apoio dos EUA por avanço do conflito.
Cuba responsabiliza Israel e EUA por aumento da tensão envolvendo o IrãAP / Vahid Salemi

O governo de Cuba declarou nesta sexta-feira (13) que Israel e os Estados Unidos "terão que responder pelas consequências de uma guerra injustificada contra o Irã", após os recentes ataques e a escalada do conflito no Oriente Médio.

Em nota oficial, o Ministério das Relações Exteriores de Cuba repudiou os bombardeios realizados por Israel e afirmou que o país só conseguiu executá-los com "o apoio militar, financeiro, logístico e político garantido pelo governo dos Estados Unidos".

Os ataques começaram na noite de quinta-feira (12) quando Israel lançou uma ofensiva "preventiva" contra alvos iranianos. A ação provocou uma reação imediata da República Islâmica, que respondeu nesta sexta-feira com o lançamento de mísseis, alguns dos quais atingiram território israelense.

Para Havana, esses eventos colocam "a estabilidade e a segurança regional e internacional em maior risco, com consequências imprevisíveis para a humanidade".

O governo cubano também pediu que o Conselho de Segurança e a Assembleia Geral da ONU "exerçam sua responsabilidade primária de manter a paz e a segurança internacionais e ponham fim imediatamente a esta agressão e à impunidade com que o regime sionista opera".