As Forças de Defesa de Israel (IDF) informaram na noite desta sexta-feira (13) ter detectado novos lançamentos de mísseis a partir do território iraniano em direção a Israel.
"Recentemente, as IDF identificaram mísseis lançados do Irã em direção ao território do Estado de Israel", diz o comunicado publicado no telegram.
Os militares disseram que "os sistemas de defesa estão operacionais para interceptar a ameaça ".
Ao mesmo tempo, o Exército israelense orientou os moradores a se dirigirem imediatamente para áreas seguras e aguardarem instruções antes de deixar o local. A recomendação é que só saiam do abrigo quando houver uma autorização clara das autoridades.
Israel iniciou sua primeira ofensiva militar contra o Irã na madrugada desta sexta-feira, atingindo instalações nucleares, líderes militares de alto escalão, cientistas envolvidos no programa nuclear e outras estruturas estratégicas. Segundo o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, o objetivo foi atingir diretamente o núcleo do programa de enriquecimento e desenvolvimento de armas nucleares iraniano.
Em contrapartida, o Irã lançou a operação "Promessa Verdadeira 3" para reivindicar os ataques contra Tel Aviv. Pouco depois, o líder supremo, Aiatolá Ali Khamenei, declarou que Israel havia iniciado uma guerra e advertiu que o país não sairia ileso.
O Irã lançou aproximadamente 100 drones e mísseis balísticos contra o território israelense. Parte dos projéteis foi interceptada pelos sistemas de defesa, mas alguns conseguiram ultrapassar as barreiras e atingir áreas de Tel Aviv.