Israel pede que seus cidadãos evitem a utilização de símbolos judeus

O governo israelense emitiu um alerta de segurança para seus cidadãos que estão no exterior, citando o risco elevado de possíveis ataques contra alvos israelenses e judeus em diferentes países, incluindo civis, nesta sexta-feira (13).
O comunicado, divulgado pelo Conselho de Segurança Nacional (NSC), orienta que os viajantes adotem medidas de precaução, entre elas, evitem a exibição de símbolos israelenses ou judaicos em locais públicos, não divulguem informações sobre localização ou roteiros de viagem nas redes sociais, e não participem de eventos de grande porte ligados a Israel ou à comunidade judaica.
O órgão também orienta que as pessoas colaborem com autoridades locais e sigam orientações de segurança quando necessário, além de se manterem alertas em áreas públicas.
Escalada do conflito
A tensão entre Irã e Israel atingiu novos patamares nas últimas horas, com ataques diretos e ameaças mútuas que ampliam o risco de uma escalada regional. Após operações aéreas atribuídas a Israel contra alvos em território iraniano, Teerã prometeu uma resposta "forte e legítima", elevando o alerta em várias capitais do Oriente Médio e aumentando as preocupações da comunidade internacional sobre uma possível guerra aberta.
