
Israel fecha embaixada e consulado no Brasil após escalada no Oriente Médio

Em decorrência dos ataques de Israel ao Irã, a embaixada israelense em Brasília e o Consulado-Geral de Israel em São Paulo estão fechados para o público nesta sexta-feira (13), sem data prevista de reabertura, informou a Agência Brasil. Ainda não está claro, no entanto, se os serviços da Embaixada e do Consulado serão suspensos definitivamente.
As representações diplomáticas israelenses promoveram medidas similares em outros países do mundo, como na Alemanha.

O governo federal brasileiro condenou a ofensiva israelense contra o Irã, considerando as agressões como uma "clara violação à soberania do país e ao direito internacional", segundo o Ministério das Relações Exteriores, que demonstra forte preocupação com uma possível escalada do conflito.
A Embaixada do Brasil em Tel Aviv emitiu orientações à comunidade judaica brasileira, solicitando que evitem viagens não essenciais à Israel e se ausentem do país até o retorno da estabilidade na região. Além disso, foi recomendado que os brasileiros que decidirem permanecer em Israel evitem se deslocar às áreas fronteiriças.
Entre outras orientações, está o pedido para que evitem aglomerações, sendo também solicitada a verificação do passaporte brasileiro-israelense, necessitando que tenha ao menos 6 meses de validade.
