Notícias

Israel afirma ter interceptado 100 mísseis iranianos e destruído bases aéreas em nova ofensiva

Base aérea de Tabriz foi completamente desmantelada durante a operação.
Israel afirma ter interceptado 100 mísseis iranianos e destruído bases aéreas em nova ofensivaRedes sociais

As Forças de Defesa de Israel (IDF) anunciaram nesta sexta-feira (13) que interceptaram cerca de 100 mísseis iranianos e realizaram uma ampla operação militar contra alvos estratégicos no território do Irã. Segundo comunicado oficial, os bombardeios atingiram bases da Força Aérea iraniana nas cidades de Hamadã e Tabriz, no oeste do país. A base de Tabriz foi totalmente desmantelada.

Além disso, a ofensiva atingiu várias partes da defesa aérea iraniana, como lançadores de mísseis terra-terra, drones e centros usados para monitoramento e ataques. O Exército israelense afirmou que conseguiu destruir esses alvos e está preparado para continuar as operações, conforme "necessário".

As tropas israelenses reforçaram o pedido para que a população cumpra rigorosamente as orientações de segurança, alertando que compartilhar imagens ou detalhes sobre os locais atingidos pode ajudar o inimigo a aperfeiçoar seus ataques.

"A responsabilidade de vocês [população] na linha de frente doméstica salva vidas. Esta noite demonstrou novamente a importância de seguir as orientações de segurança. Peço que continuem fazendo isso — isso salva vidas. É exatamente por isso que vocês receberam os alertas antecipados do Comando da Frente Interna", informou no comunicado divulgado.

Israel declarou que a ofensiva visa impedir o fortalecimento do Irã a um nível que possa ameaçar sua existência. O comando militar do país continua acompanhando atentamente os desdobramentos e realizando avaliações de risco de forma contínua.