Notícias

Axios: EUA auxiliam Israel na interceptação de mísseis iranianos

Irã lançou cerca de 150 mísseis nas primeiras ondas da ofensiva, segundo as IDF.
Axios: EUA auxiliam Israel na interceptação de mísseis iranianosLeo Correa / AP

Os Estados Unidos estão ajudando Israel a interceptar mísseis balísticos lançados pelo Irã nesta sexta-feira (13), informou uma autoridade israelense e um funcionário do governo americano à Axios. O ataque iraniano, considerado o mais significativo até agora, foi deflagrado cerca de 18 horas após Israel atingir instalações nucleares e bases de mísseis no território iraniano.

Conforme as fontes, os EUA estão trabalhando para proteger cidadãos e ativos americanos em Israel.

Segundo as Forças de Defesa de Israel (IDF), o Irã lançou aproximadamente 150 mísseis nas duas primeiras ondas da ofensiva, com uma terceira ainda em curso. Pouco antes das 21h (horário local), sirenes de alerta soaram em várias regiões de Israel, indicando o início dos bombardeios.

Em resposta, os sistemas de defesa antimísseis israelenses ativaram dezenas de interceptadores do tipo Arrow. Ainda assim, diversos projéteis atingiram o centro de Tel Aviv, segundo testemunhas e vídeos divulgados online.

Os serviços de emergência informaram que ao menos 15 pessoas ficaram feridas.

Ataque persa

O líder supremo do Irã, Ali Khamenei, havia prometido uma resposta firme poucas horas antes do ataque, afirmando que Israel ficaria "indefeso". 

"A nação iraniana não permitirá que o sangue de seus valiosos mártires fique sem vingança, nem ignorará a violação de seu espaço aéreo", disse Khamenei.

A Guarda Revolucionária do Irã informou ter atacado dezenas de alvos militares, incluindo bases da força aérea israelense.

Resposta israelense

O ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, reagiu afirmando que o Irã havia ultrapassado os limites ao atingir centros populacionais civis. Ele prometeu que Israel continuará defendendo sua população e que Teerã "pagará um preço muito alto".