Notícias

Putin fala com líderes de Israel e Irã em meio às crescente tensões no Oriente Médio

Presidente russo expressou condolências aos dirigentes e ao povo iraniano pelas "numerosas vítimas humanas, entre elas civis, dos ataques israelenses".
Putin fala com líderes de Israel e Irã em meio às crescente tensões no Oriente MédioSputnik / Aleksandr Kazakov

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, manteve conversas telefônicas na sexta-feira (13) com o presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, e com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, em meio às crescentes tensões no Oriente Médio após o ataque israelense contra o território iraniano.

Durante o diálogo com Pezeshkian, Putin expressou condolências aos dirigentes e ao povo iraniano pelas "numerosas vítimas humanas, entre elas civis, dos ataques israelenses".

Ao mesmo tempo, o presidente russo condenou as ações de Israel, afirmando que foram realizadas em violação à Carta das Nações Unidas e ao direito internacional.

Em conversa com Netanyahu, Putin ressaltou a importância de "retomar o processo de negociação e resolver todas as questões relacionadas ao programa nuclear iraniano exclusivamente por meios políticos e diplomáticos".

Rússia promete continuar esforços para reduzir tensões

Putin enfatizou que a Rússia "seguirá contribuindo para a redução das tensões no conflito entre Irã e Israel". Segundo ele, Moscou tem apoiado plenamente os esforços para uma resolução pacífica da situação em torno do programa nuclear iraniano e apresentou "iniciativas concretas voltadas a alcançar acordos mutuamente aceitáveis".

Ainda segundo o comunicado do Kremlin, "ficou acordado que a parte russa continuará mantendo contatos estreitos com os dirigentes tanto do Irã quanto de Israel a fim de resolver a situação atual, que representa sérios riscos para toda a região".