Notícias

Em ligação a Netanyahu, Putin critica ataques de Israel contra o Irã

Presidente russo defende respeito à Carta da ONU e ao direito internacional.
Em ligação a Netanyahu, Putin critica ataques de Israel contra o IrãGettyimages.ru / Fatemeh Bahrami

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou nesta sexta-feira (13) que condena o ataque israelense contra o Irã, destacando que a ação foi realizada em violação à Carta das Nações Unidas e ao direito internacional.

As declarações de Putin ocorreram durante conversas telefônicas com o presidente iraniano, Masoud Pezeshkian, e com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu.

Além disso, na conversa com Netanyahu, Putin enfatizou a importância de "retornar ao processo de negociação e resolver todas as questões relacionadas ao programa nuclear do Irã exclusivamente por meios políticos e diplomáticos". O presidente ofereceu serviços de mediação para evitar uma nova escalada das tensões no Oriente Médio.

O líder russo ressaltou que a Rússia "continuará contribuindo para a redução das tensões no conflito entre Irã e Israel". "A parte russa tem apoiado plenamente os esforços para resolver pacificamente a situação em torno do programa nuclear iraniano e apresentou iniciativas concretas com o objetivo de alcançar acordos mutuamente aceitáveis", afirmou.

Nesse contexto, "ficou acordado que a parte russa continuará mantendo contatos estreitos com os líderes tanto do Irã quanto de Israel com o objetivo de resolver a situação atual, que está carregada de consequências extremamente prejudiciais para toda a região", diz o comunicado do Kremlin.