Notícias

Irã anuncia contaminação radioativa de reator nuclear de Natanz após ataque israelense

A contaminação radioativa ocorreu dentro da instalação, mas não houve contaminação externa.
Irã anuncia contaminação radioativa de reator nuclear de Natanz após ataque israelenseAP / IRIB news

A Organização de Energia Atômica do Irã informou nesta sexta-feira que registrou contaminação radioativa dentro das instalações de Natanz após o ataque israelense, acrescentando que não houve contaminação no exterior, informa a Al Jazeera.

"Temos que limpar a radiação dentro da instalação de Natanz e, em seguida, avaliar os danos", declarou a agência, assegurando que não havia motivo para preocupação, acrescentando que a contaminação radioativa ocorreu dentro da instalação, mas não houve contaminação do lado de fora.

Por sua vez, Mohammad Eslami, chefe da Organização de Energia Atômica, declarou que os danos causados pelo ataque à usina de Natanz foram locais e que não houve vítimas humanas. "Também não houve nenhum vazamento de radiação que pudesse causar preocupação à população. Portanto, graças a Deus, não sofremos nenhum dano grave. No momento, estamos avaliando os danos em detalhes", informou.

"Tais atos terroristas não interromperão a vontade e o progresso dos cientistas iranianos, e o programa nuclear do país continuará com força e solidez", ressaltou. Eslami disse que o Irã havia passado as informações sobre os ataques israelenses à usina para a Agência Internacional de Energia Atômica.