Notícias

Thiago Ávila chega ao Brasil

O ativista brasileiro desembarcou nesta sexta-feira em São Paulo após ser preso em Israel durante missão humanitária rumo à Faixa de Gaza.
Thiago Ávila chega ao BrasilRedes Sociais

O ativista brasileiro Thiago Ávila retornou ao Brasil na manhã desta sexta-feira após passar vários dias preso em Israel. Ele chegou ao aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, por volta das 05h30.

Thiago fazia parte de uma missão humanitária que tentava levar suprimentos para Gaza por meio de um barco. A embarcação, chamada Madleen, foi interceptada pelas Forças de Segurança de Israel na madrugada da última segunda-feira (9/6).

De acordo com informações do Itamaraty, a interceptação ocorreu em águas internacionais, que não estão sob a jurisdição israelense. O Ministério das Relações Exteriores do Brasil afirmou que manteve comunicação com o governo israelense para assegurar a integridade de Ávila.

"Desde a interceptação do veleiro Madleen por forças israelenses na madrugada de 9/6, em águas internacionais entre as costas da Palestina e do Egito, o Ministério das Relações Exteriores, por meio da Embaixada do Brasil em Tel Aviv, atuou de modo a garantir a segurança e a integridade física do brasileiro. Manteve, igualmente, contato frequente com seus familiares no Brasil, de modo a informá-los acerca do estado de saúde do brasileiro e das perspectivas de sua libertação e retorno", informou o Itamaraty em nota.

Ao desembarcar em São Paulo, Thiago foi recebido por sua esposa, Lara Souza, e por um grupo de manifestantes que apoiam a causa palestina. Em entrevista a jornalistas, ele compartilhou detalhes sobre sua experiência durante a detenção em Israel, revelando que fez greve de fome e foi colocado em uma cela solitária.