Notícias

Letônia pede restauração do serviço militar obrigatório na Europa

O líder do Báltico argumenta que é necessário um "debate sério" sobre a questão.
Letônia pede restauração do serviço militar obrigatório na EuropaGettyimages.ru / AYImages

Os países europeus precisam voltar aos níveis de gastos com defesa da "era da Guerra Fria", e devem contemplar a restauração do serviço militar obrigatório para se prepararem para um possível confronto armado com a Rússia, disse o presidente da Letônia, Edgars Rinkevics, ao Financial Times.

"Há necessidade de um debate sério sobre o alistamento militar", disse Rinkevics em uma entrevista. "Ninguém quer lutar", "mas o problema é que ninguém quer ser invadido também", disse ele, acrescentando que "ninguém quer" uma repetição do cenário da Ucrânia.

O presidente da Estônia, Alar Karis, por sua vez, disse ao veículo que vale a pena considerar a introdução de um imposto especial para financiar compras militares e que a UE deve ter como objetivo igualar os gastos militares dos EUA - o que representaria mais do que o dobro dos níveis atuais.

Além da Letônia, que retomou o serviço militar obrigatório no ano passado, o serviço militar obrigatório está em vigor na Lituânia, Estônia, Suécia, Finlândia, Noruega, Dinamarca, Suíça e Áustria.