Notícias

Dólar registra queda de participação nas reservas globais

Participação caiu para menos de 60%, de acordo com o FMI.
Dólar registra queda de participação nas reservas globaisGettyimages.ru / Martin Poole

A participação do dólar americano nas reservas alocadas dos bancos centrais foi de 59,2% no terceiro trimestre de 2023, de acordo com as estatísticas do Fundo Monetário Internacional (FMI) divulgadas na semana passada.

A tendência mostra a queda da participação da moeda norte-americana porque, de acordo com dados da Reserva Federal dos EUA, essa taxa era de 71% em 2000. No segundo trimestre deste ano, a participação do dólar era de 59,4%.

A moeda que ocupa o segundo lugar nas reservas alocadas é o euro, cuja participação foi de 19,6%, e deve-se observar que esse número foi de 19,75% no segundo trimestre. A participação do iene japonês, que ficou em terceiro lugar, foi de 5,5%, em comparação com 5,3% no trimestre anterior. Enquanto isso, a participação do yuan chinês no período de julho a setembro foi de 2,4% e ficou quase inalterada em comparação com o período de abril a junho de 2023.

Na semana passada, o sistema SWIFT informou que o yuan chinês havia se estabelecido como a quarta moeda mais usada para pagamentos globais por valor em novembro de 2023, quando sua participação constituiu 4,61%, depois do dólar americano (47,08%), do euro (22,95%) e da libra esterlina (7,15%).