Notícias

Embaixada da França sugere 'bromance' entre Lula e Macron no Dia dos Namorados

Publicação reforçou laços diplomáticos com mensagem de amizade e confiança; ainda nesta semana, o presidente francês instou o Brasil a impedir o projeto de exploração de petróleo na Margem Equatorial.
Embaixada da França sugere 'bromance' entre Lula e Macron no Dia dos NamoradosRedes sociais

A Embaixada da França no Brasil usou as redes sociais nesta quinta-feira (12) para celebrar o Dia dos Namorados com uma imagem inusitada: uma foto de Luiz Inácio Lula da Silva e Emmanuel Macron em clima de descontração. O gesto rapidamente viralizou, destacando o vínculo pessoal e político entre os presidentes do Brasil e da França.

Na legenda, a representação diplomática afirmou: "Neste Dia dos Namorados, celebramos não só o amor, mas também a amizade duradoura entre nossos dois países. Parceria, confiança, trocas culturais e muito carinho: essa relação só cresce com o tempo". O post foi ilustrado com um clique recente de Lula e Macron, tirado durante a visita de Estado do presidente brasileiro a Paris no início de junho.

A imagem foi capturada durante a mais recente visita oficial de Lula à França. Na publicação, a embaixada destacou o vínculo histórico entre os dois países com a legenda: "França + Brasil = Relacionamento sério há 200 anos".

A cena alimentou nas redes sociais o apelido de "bromance", termo informal que combina "brother" e "romance" para definir amizades masculinas.

Parceiros comerciais

Durante a visita oficial de Lula à França no início de junho, Brasil e França assinaram mais de 20 instrumentos de cooperação bilateral, abrangendo áreas como defesa, ciência, meio ambiente, cultura, tecnologia e energias renováveis. Um dos destaques foi o compromisso conjunto para desenvolver um corredor marítimo verde, voltado à descarbonização do transporte naval entre os dois países.

A iniciativa busca alinhar-se aos compromissos globais de sustentabilidade e à agenda climática defendida por ambos os governos.

Outro ponto de convergência foi a preparação para a COP30, que será sediada no Brasil em 2025. Lula e Macron reforçaram a intenção de atuar em parceria na preservação da biodiversidade e no enfrentamento da crise climática.

"A crise climática continua gritante, o desaparecimento da biodiversidade continua a ser preocupante. Estarei presente junto ao presidente Lula em Belém, durante a COP30. É um encontro importante, vai remobilizar a comunidade internacional em torno desses objetivos", disse Macron.

Discordâncias sobre Margem Equatorial

O presidente francês declarou na terça-feira (10)  que a extração de petróleo na Margem Equatorial brasileira "não é benéfica para o clima", instando o presidente Lula a suspender a exploração na região.

Macron afirmou que não seria bom para o clima "que o Brasil explore petróleo na foz do Amazonas. "Acho que seria bom que ele [Lula] fizesse isso [suspendesse o projeto], mas não cabe a mim dar lições a ele". De acordo com o líder francês, Lula está em um "país que também tem obrigações".