Foragida na Itália, Carla Zambelli tem salário e outras verbas bloqueadas pelo STF

Condenada a 10 anos de prisão, a deputada pediu licença parlamentar de 127 dias para tratar de "interesses particulares" fora do país.

A deputada Carla Zambelli enfrenta um período conturbado, marcado por instabilidades políticas e judiciais. Após ser condenada a 10 anos de prisão por invadir sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a deputada teve seu salário de mais de 45 mil reais (46,4) bloqueado pelo Supremo Tribunal Federal. 

Atualmente, Carla Zambelli está isolada na Itália, após pedir uma licença parlamentar de 127 dias para tratar de "interesses particulares" - pedido que foi autorizado pela câmara no dia 6.  

A decisão de bloquear o salário e demais verbas da deputada licenciada foi comunicada nesta última terça-feira (10), pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), seguindo as orientações do ministro Alexandre de Moraes. 

A deputada garante que deve se entregar às autoridades italianas após a aprovação do pedido de extradição por parte do governo brasileiro. A sentença da Primeira Turma do STF prevê 10 anos de prisão, multa, perda de mandato e ilegibilidade de Zambelli. No entanto, o processo ainda deve passar por análise da Câmara dos Deputados.