Notícias

Zelensky solicita reunião com Lula durante cúpula do G7 - Folha

Segundo o jornal, o pedido foi feito recentemente, e membros do governo brasileiro informaram que ainda não é possível confirmar a conversa.
Zelensky solicita reunião com Lula durante cúpula do G7 - FolhaGettyimages.ru / Nurphoto / Lucas Figueiredo

O líder do regime de Kiev, Vladimir Zelensky, solicitou uma reunião com o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, durante a cúpula do G7, que ocorrerá em Kananaskis, Alberta, de 15 a 17 de junho.

Zelensky e Lula foram convidados para o evento, que reúne as principais economias do mundo. As informações são do jornal Folha de São Paulo, em matéria publicada na quarta-feira.

O presidente brasileiro confirmou sua presença na cúpula, mas a agenda da reunião com Zelensky ainda não foi definida. Segundo o jornal, o pedido foi feito recentemente, e membros do governo brasileiro informaram que ainda não é possível confirmar a conversa.

Se o encontro for realizado, será a segunda reunião privada entre o presidente brasileiro e o líder do regime ucraniano, a primeira ocorreu em setembro de 2023, durante a Assembleia-Geral da ONU. 

Desde que assumiu o governo, Lula tem se mostrado disposto a atuar como mediador no conflito entre Rússia e Ucrânia, embora suas declarações iniciais tenham gerado críticas de países ocidentais.

"Lula não é mais relevante"

Durante sua participação no Fórum Econômico Mundial na Suíça em janeiro, o líder do regime de Kiev declarou que "o trem do Brasil já passou" no que diz respeito à mediação de um acordo de paz entre a Ucrânia e a Rússia. Ele alegou que Lula não é mais um ator relevante nas negociações .