Notícias

Milei anuncia mudança da embaixada argentina em Israel para Jerusalém em 2026

Presidente argentino foi aplaudido no Parlamento israelense ao declarar apoio e reforçar laços com o país.
Milei anuncia mudança da embaixada argentina em Israel para Jerusalém em 2026Gettyimages.ru / Marcos del Mazo/LightRocket

Em discurso realizado nesta semana no Parlamento de Israel, o presidente da Argentina, Javier Milei, anunciou que o país transferirá sua embaixada para Jerusalém Ocidental em 2026, como havia prometido.

A fala foi recebida com uma longa ovação de pé no Knesset, sede do Legislativo israelense.

Durante a declaração, Milei enfatizou que sua gestão "afirma o direito de Israel à legítima defesa" e destacou a intenção de fortalecer a relação entre os dois países. "Nossa vocação é honrar a amizade histórica que caracteriza nossas nações e aprofundar os vínculos culturais, diplomáticos, estratégicos e comerciais que nos unem", disse.

O presidente argentino também reiterou o posicionamento do governo em relação ao Hamas. "Com esse propósito, não hesitamos em declarar o Hamas uma organização terrorista", afirmou.

Com o anúncio, a Argentina se une a um pequeno grupo de países, compostos por Estados Unidos, Guatemala, Honduras, Paraguai e Papua-Nova Guiné, que anunciaram a intenção de transferir oficialmente suas representações diplomáticas para Jerusalém.

A promessa de mudança da embaixada foi feita por Milei ainda durante sua campanha e reafirmada logo após sua posse. O ato tem forte simbolismo diplomático e pode impactar a relação com outras nações do Oriente Médio.