Notícias

Embaixada dos EUA no Iraque prepara ordem de evacuação citando aumento de 'riscos de segurança'

A medida reforça a preocupação norte-americana com a segurança em uma região marcada por instabilidade crescente.
Embaixada dos EUA no Iraque prepara ordem de evacuação citando aumento de 'riscos de segurança'John Moore / Gettyimages.ru

A Embaixada dos EUA no Iraque prepara uma evacuação, motivada por "grandes riscos de segurança" na região do Oriente Médio, informou nesta quarta-feira a agência Reuters, citando três fontes norte-americanas e duas iraquianas.

"O Departamento de Estado deverá ordenar uma saída para a Embaixada dos EUA em Bagdá. A intenção é fazê-la por meios comerciais, porém o Exército dos EUA está de prontidão caso ajuda seja solicitada", declarou um oficial norte-americano.

EUA ameaça atacar o Irã

O anúncio ocorre pouco antes da sexta rodada de negociações nucleares entre Irã e Washington. O ministro da Defesa iraniano, Aziz Nasirzadeh, fez declarações contundentes sobre a possibilidade de um conflito militar, caso as negociações fracassem.

"Se um conflito nos for imposto [...] todas as bases americanas [na região] estarão ao nosso alcance, e as atacaremos ousadamente nos países anfitriões", afirmou Nasirzadeh, em referência às ameaças feitas por autoridades dos Estados Unidos.

O presidente Donald Trump tem reiterado sua intenção de lançar ataques aéreos contra instalações do programa nuclear iraniano caso não seja fechado um acordo. Enquanto isso, o governo do Irã insiste que seu programa tem fins pacíficos, mantendo firme sua posição durante as negociações.