Notícias

'A tríade nuclear é a garantia da soberania da Rússia', afirma Putin

Presidente russo destaca modernização das forças nucleares estratégicas e reforça papel da tríade para a segurança nacional e o equilíbrio global.
'A tríade nuclear é a garantia da soberania da Rússia', afirma PutinSefa Karacan/Anadolu via Getty Images

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou nesta quarta-feira (11) que a tríade nuclear permanece como o principal pilar da soberania nacional. Durante uma reunião sobre o programa estatal de armamentos, ele destacou o papel estratégico das forças nucleares russas para a segurança do país e o equilíbrio global de poder, relatou o Kremlin

"Atenção especial deve ser dada à tríade nuclear, que foi e continua sendo a garantidora da soberania da Rússia e desempenha um papel fundamental para garantir o equilíbrio de poder no mundo", declarou.

De acordo com Putin, 95% das forças nucleares estratégicas do país já contam com armamentos modernos. Segundo ele, esse é o índice mais alto entre todas as potências nucleares do mundo.

O líder russo destacou que o fortalecimento contínuo da tríade deve permanecer como prioridade nas próximas etapas do programa de defesa. Ele também sugeriu uma análise detalhada dos principais parâmetros da estratégia armamentista nacional, com foco especial na modernização dos sistemas estratégicos.

Em declarações anteriores, Putin já havia enfatizado o avanço no componente naval das Forças Nucleares Estratégicas, que estaria, segundo ele, inteiramente equipado com tecnologia de ponta. Para o Kremlin, esse nível de prontidão militar é fundamental para preservar a segurança do país e manter o equilíbrio de poder no cenário internacional.

De acordo com ele, o programa estatal de armamento está previsto para ser implementado entre 2027 a 2036.