
Lula aceita convite do Canadá para participar da próxima cúpula ampliada do G7

Em conversa telefônica nesta quarta-feira (11) com o primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi convidado para a sessão ampliada da Cúpula do G7 que ocorrerá em Kananaskis, Canadá, no dia 17 de junho, segundo comunicado do governo.

Lula agradeceu o convite, destacando a contribuição positiva do Brasil na discussão dos temas do evento, incluindo segurança energética, minerais críticos, financiamento, inovação, tecnologia e Inteligência Artificial.
Durante a conversa, o presidente brasileiro e o premiê canadense também abordaram o potencial de fortalecimento das relações bilaterais, "destacando a convergência entre Brasil e Canadá na defesa da democracia, do multilateralismo e do livre comércio". Os chefes de estado acordaram ainda em "manter um encontro bilateral à margem da cúpula".
O Canadá assume a presidência rotativa do G7 em 2025. O Encontro de Líderes do grupo neste ano será realizada de 15 a 17 de junho na região de reservas naturais de Kananaskis, na província de Alberta.
Os temas que seriam discutidos no evento envolvem paz e segurança internacionais, estabilidade e crescimento econômico global e transição digital, além dos desafios e as oportunidades globais da atualidade.
