Protestos contra políticas migratórias de Trump se espalham pelos EUA e devem se intensificar nos próximos dias

Uma nova onda de protestos contra as políticas migratórias do governo Donald Trump começou no último sábado (7) em Los Angeles e já se espalha por diversas cidades do país, com manifestações organizadas por sindicatos, grupos de direitos civis e cidadãos comuns, especialmente contra as ações do ICE (Serviço de Imigração e Controle de Alfândegas na sigla em inglês). A expectativa é que os atos ganhem força nos próximos dias, culminando no próximo sábado (14), quando está previsto um desfile militar promovido por Trump em Washington D.C.
De acordo com a AP, as manifestações têm sido registradas em várias partes da Califórnia, como São Francisco e Santa Ana, além de outras regiões da Costa Oeste como Seattle, no estado de Washington. As críticas se concentram principalmente nas batidas e deportações promovidas pelo governo federal consideradas arbitrárias por manifestantes e organizações de direitos humanos.
While dispersing from the crowd earlier this evening in San Francisco, a small number of people were smashing windows here on Sansome and Market The few that did vandalize were not active for the beginning of the protest when organizers were calling for ICE to halt enforcement. pic.twitter.com/eCWB5mo7WN
— Jack Molmud (@jmolmud) June 9, 2025
Law enforcement uses tear gas to clear anti-ICE rioters in Austin, Texas, on Monday night.A man taking video close to them is told to move back but doesn’t comply.He’s then grabbed by law enforcement and taken into custody. pic.twitter.com/6RFhSWx9qt
— Paul A. Szypula 🇺🇸 (@Bubblebathgirl) June 10, 2025
Apesar do caráter majoritariamente pacífico dos atos, alguns protestos terminaram em confrontos com a polícia. Em Austin, no Texas, quatro policiais ficaram feridos durante uma noite de distúrbios e depredações. Na vizinha Dallas, uma manifestação que começou de forma tranquila acabou com o uso de gás de pimenta e bombas de fumaça após alguns participantes lançarem objetos contra viaturas policiais.
Na cidade de Denver, no Colorado, manifestantes se reuniram em frente ao Capitólio estadual e bloquearam o tráfego em duas avenidas, o que levou à intervenção das forças de segurança. Em Chicago, uma mobilização que começou em frente ao tribunal de imigração reuniu cerca de mil pessoas até o fim da tarde da terça-feira. Embora o ato tenha ocorrido em relativa calma, houve registros de confrontos isolados e detenções.
Update: Tear gas deployed. - @KOAColoradopic.twitter.com/YKaYR6thgF
— Jeana Gondek (@KOAJeana) June 11, 2025
Cidades da Costa Leste também aderiram à onda de protestos. Boston, Nova York e Filadélfia registraram manifestações que reuniram centenas de pessoas. Em Washington D.C., os sindicatos já organizam grandes mobilizações para o dia do desfile militar, em protesto contra as políticas de deportação em massa e a atuação do ICE.
🚨🇺🇸 BREAKING: CLASHES AND ARRESTS AS ICE PROTESTS ERUPT IN DOWNTOWN CHICAGOProtesters clashed with police in downtown Chicago during demonstrations against ICE and federal immigration raids. Demonstrators threw items, and several were detained by police. The protestors… https://t.co/DFgYZgjyW4pic.twitter.com/VYFKryLW3t
— Mario Nawfal (@MarioNawfal) June 10, 2025
Com atos programados para os próximos dias em diferentes estados, será mantida a pressão sobre o governo em um momento em que cresce a oposição pública às medidas migratórias e à militarização da resposta federal às manifestações.
