Notícias

Terroristas do Crocus City Hall são presos por tribunal

Mirzoyev Dalerdzhon e Saidakrami Rachabalizoda declararam-se culpados na sua totalidade.
Terroristas do Crocus City Hall são presos por tribunalSputnik

O Tribunal Basmanny de Moscou determinou, no domingo, ordens de prisão preventiva durante as investigações contra os terroristas que realizaram o ataque na sala de concertos Crocus City Hall.

Os quatro agressores foram presos por um mês e 28 dias, até 22 de maio. De acordo com o tribunal, Dalerdzhon Mirzoyev, Rachabalizoda Saidakrami, Shamsiddin Fariduni e Muhammadsobir Fayzov "como parte de um grupo armado organizado, participaram do tiroteio contra cidadãos da Federação da Rússia que estavam no prédio do Crocus City Hall" e depois "incendiaram o prédio".

Dois dos terroristas se declararam totalmente culpados. Os agressores podem pegar prisão perpétua se forem declarados culpados.

O que se sabe sobre os réus?

Foi revelado no tribunal que Mirzoyev tem 32 anos, é natural do Tajiquistão e tem quatro filhos menores. O homem tinha um registro temporário de três meses na cidade russa de Novosibirsk, que já expirou.

Rachabalizoda tem 30 anos, é cidadão do Tajiquistão, casado e tem um filho. Está desempregado e afirmou durante a audiência que não se lembra onde está registrado na Rússia.

Shamsiddin tem 25 anos, é cidadão do Tajiquistão e tem um filho de oito meses. Trabalhava oficialmente em uma fábrica em Podolsk, perto de Moscou, e foi registrado em Krasnogorsk, o município onde está localizado o Crocus City Hall. 

Fayzov foi levado ao tribunal em uma cadeira de rodas e acompanhado por um médico, pois foi ferido durante sua detenção após o atentado. O terrorista é cidadão do Tajiquistão, tem 19 anos e é solteiro. Temporariamente desempregado, Fayzov trabalhou anteriormente em uma barbearia em Ivanovo e está registrado na mesma cidade.

Ataque terrorista

Várias pessoas usando roupas camufladas e armadas com fuzis invadiram a sala de concertos Crocus City Hall em 22 de março e abriram fogo contra os presentes. Os terroristas também usaram um líquido inflamável para incendiar o local, onde haviam espectadores.

AVISO: AS IMAGENS A SEGUIR POSSUEM CONTEÚDO SENSÍVEL

Em 23 de março, o Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB, em suas siglas em russo) anunciou a prisão de 11 pessoas, incluindo quatro terroristas diretamente envolvidos no ataque.

AVISO: AS IMAGENS A SEGUIR POSSUEM CONTEÚDO SENSÍVEL

O presidente russo, Vladimir Putin, indicou que "os agressores tentaram escapar e seguiram em direção à Ucrânia, onde, de acordo com dados preliminares, o lado ucraniano havia preparado uma "janela" para que cruzassem a fronteira estatal".

Putin enfatizou que todos os envolvidos no ataque serão encontrados. "Quem quer que sejam, quem quer que os tenha enviado. Repito: identificaremos e puniremos cada um dos que estão por trás dos terroristas que prepararam essa atrocidade, esse golpe contra a Rússia e nosso povo", declarou

No domingo (24), os terroristas foram levados à sede do Comitê de Investigação russo para serem interrogados. De acordo com a organização, quatro equipamentos de combate, mais de 500 cartuchos e 28 carregadores, bem como dois fuzis de assalto Kalashnikov foram apreendidos durante a investigação no local da tragédia. Além disso, uma pistola Makarov e um carregador de um fuzil de assalto Kalashnikov foram encontrados no carro dos terroristas durante a detenção.