O governo brasileiro acompanha com atenção a situação de Thiago Ávila, cidadão brasileiro que estava a bordo do veleiro Madleen, interceptado por forças israelenses enquanto se dirigia à Faixa de Gaza com itens essenciais de ajuda humanitária.
De acordo com o comunicado oficial, a Embaixada do Brasil em Tel Aviv imediatamente contatou as autoridades locais, para garantir uma resposta rápida e eficaz, caso fosse necessário prestar assistência consular a Thiago.
"Embaixadas do Brasil na região haviam sido colocadas em alerta para a presença de nacional na embarcação, com vistas à célere prestação de assistência consular, caso necessário", afirmaram as autoridades.
O Itamaraty mantém contato constante com a família de Ávila, fornecendo atualizações sobre sua situação.
O ministério também afirmou que o governo brasileiro continua a monitorar de perto seu depoimento à juíza do Tribunal de Revisão de Detenção, assegurando que suas necessidades sejam atendidas.
Em meio a grave crise humanitária na Faixa de Gaza, sob bombardeios constantes de Israel, o Brasil também apela para a remoção das severas restrições que impedem a entrada de itens básicos de sobrevivência no território palestino.