
Netanyahu elogia Milei em visita oficial à Jerusálem: 'Verdadeiro amigo de Israel'
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, recebeu nesta terça-feira (10) o presidente da Argentina, Javier Milei, em Jerusalém, conforme anunciado pelo governo de Tel Aviv. A visita marca o segundo encontro de Milei com autoridades israelenses desde que assumiu o cargo em dezembro de 2023 e reforça o alinhamento político e ideológico entre os dois governos em meio à guerra na Faixa de Gaza.
Netanyahu agradeceu o "apoio" do presidente argentino a Israel, sobretudo no contexto do conflito com o Hamas. Em sua fala, o premiê israelense classificou Milei como "um verdadeiro amigo" e destacou o gesto do governo argentino ao reconhecer o Hamas e o Hezbollah como organizações terroristas.

"O Presidente Milei expressou total apoio ao nosso direito de nos defendermos contra nossos inimigos, afirmando que a vitória de Israel é uma vitória para todo o mundo livre. Continuaremos a trabalhar juntos e a fortalecer a aliança entre Israel e a Argentina", publicou o primeiro-ministro de Israel no X.
Entre os temas discutidos durante a reunião estiveram parcerias estratégicas, como a criação de um voo direto entre Buenos Aires e Tel Aviv e o avanço na cooperação em defesa. Javier Milei será homenageado nesta quarta-feira (11) com o Prêmio Gênesis, durante cerimônia no Knesset.
O presidente recebeu a homenagem em reconhecimento ao seu firme posicionamento pró-Israel. O presidente argentino disse que irá doar a premiação de US$ 1 milhão a causas que apoiam "a liberdade e a luta contra o antissemitismo".
"Estou profundamente honrado por receber o Prêmio Gênesis. É claro que não ficarei com o valor monetário do prêmio. Irei doá-lo a causas que apoiam a liberdade e a luta contra o antissemitismo, tanto na Argentina como no mundo", afirmou.
Milei, por sua vez, reafirmou o compromisso da Argentina com Israel, valorizando o que chamou de valores democráticos compartilhados.
"Israel, ao rejeitar a rendição covarde diante do terrorismo, é um farol que ilumina o caminho da liberdade", complementou o líder argentino.
