Notícias

Javier Milei anuncia mudanças nas Forças Armadas da Argentina

Ele nomeou suas novas lideranças e decretou que o Estado-Maior Conjunto será controlado pela força aérea.
Javier Milei anuncia mudanças nas Forças Armadas da ArgentinaGettyimages.ru / NurPhoto

O presidente argentino Javier Milei assinou decretos que definem as novas lideranças militares do país, nomeando novos chefes do Exército Nacional, da Marinha, da Força Aérea e do Estado-Maior Conjunto. Além disso, o presidente concedeu mais autoridade à Força Aérea Argentina.

  • O general de brigada Xavier Julián Isaac, 61 anos, assumirá o cargo de chefe do Estado-Maior Conjunto após deixar seu cargo de Chefe do Estado-Maior da Força Aérea Argentina.

  • O general de brigada Carlos Alberto Presti, 57 anos, que atualmente é comandante da 4ª Brigada Aerotransportada, será o chefe do Estado-Maior do Exército.

  • O cargo de chefe da Marinha será ocupado pelo contra-almirante Carlos María Allievi, 58 anos, atualmente comandante da Frota Marítima. Anteriormente, ele também ocupou cargos importantes como adido naval em Washington e vice-comandante operacional do Estado-Maior Conjunto.

  • O chefe da Força Aérea será o major-brigadeiro Fernando Luis Mengo, 55 anos, que deixará seu cargo de comandante de Treinamento e Prontidão, o principal cargo operacional da força.


Além disso, de acordo com o novo decreto, o Estado-Maior Conjunto, o mais alto órgão da estrutura militar, será agora controlado pela Força Aérea. Seus novos poderes incluem "aconselhar e auxiliar o Ministério da Defesa em questões de estratégia militar, organização e uso de meios militares; dirigir o planejamento estratégico e a ação militar conjunta, bem como conduzir operações militares em tempo de paz".