
Putin: 'os chamados valores neoliberais são modelos totalitários'

O presidente russo, Vladimir Putin, denunciou nesta terça-feira (10) as tentativas de impor modelos neoliberais ao mundo e minar os valores tradicionais em "uma luta agressiva pela influência sobre as mentes".

"Vemos que no mundo moderno o espaço de valor e significado está sujeito a uma competição feroz [...] Há uma luta agressiva pela influência sobre as mentes. Os valores tradicionais são frequentemente declarados ultrapassados e arcaicos, enquanto os chamados modelos neoliberais e, na prática, totalitários estão sendo impostos", disse ele em uma reunião do Conselho de Segurança da Rússia.
O presidente russo enfatizou o papel dos valores tradicionais na formação de uma visão de mundo soberana.
"Os valores tradicionais são diretrizes morais que foram estabelecidas por nossos ancestrais durante séculos, estão no centro de nossa civilização e identidade, apoiam a vida do indivíduo e da família, formam a cultura, uma visão de mundo soberana que é resistente às tentativas de impor a vontade de outra pessoa sobre nós", disse ele.
De acordo com Putin, as tentativas de impor valores neoliberais são usadas para privar os povos de seus próprios valores, pois dessa forma eles perdem sua soberania e "é mais fácil subjugá-los".
Ele enfatizou a importância de "combater as tentativas de impor aos nossos cidadãos, especialmente aos jovens, atitudes que destroem nossos valores".
