Notícias

Marinha de Israel bombardeia porto no Iêmen

As IDF alegaram que o ataque ao porto –, principal ponto de entrada do país para ajuda humanitária –, tinha como objetivo impedir o uso do porto para "fins militares".
Marinha de Israel bombardeia porto no IêmenGettyimages.ru / Houthi Media Center

A Marinha de Israel realizou um ataque ao porto iemenita de Al Hudaydah, na costa do mar Vermelho, nesta terça-feira (10), segundo as Forças de Defesa de Israel (IDF).

"Os ataques foram realizados após a agressão do regime terrorista houthi contra o Estado de Israel, incluindo o lançamento de mísseis terra-terra e veículos aéreos não tripulados contra o território israelense e seus cidadãos", diz o comunicado.

O porto é o principal ponto de entrada de alimentos e outras ajudas humanitárias para milhões de iemenitas. Os militares israelenses alegam que a ofensiva teve como objetivo impedir que o porto fosse usado para "fins militares":

"O porto é usado para transferir armas e é mais um exemplo da exploração cínica da infraestrutura civil pelo regime houthi para promover atividades terroristas", declararam.

Aviso de Israel

Anteriormente, as IDF pediram a evacuação imediata de "todos os presentes" nos portos iemenitas de Ras Isa, Al Hudaydah e Salif, que estão sob administração dos houthis.

  • Nas últimas semanas, forças israelenses e houthis trocaram uma série de ataques.
  • No fim de maio, Israel bombardeou o Aeroporto Internacional de Sana'a, capital do Iêmen, destruindo, segundo as IDF, a última aeronave comercial em operação da Yemenia Airways.
  • Os houthis prometeram continuar os ataques a aeroportos israelenses até que consigam um bloqueio completo do espaço aéreo, em resposta à escalada dos bombardeios israelense contra civis na Faixa de Gaza. O aeroporto Ben Gurion, em Tel Aviv, o maior de Israel, tem sido repetidamente alvo de mísseis houthis.