
Mais de 6 mil crianças são retiradas do trabalho infantil no Brasil entre 2023 e 2025

Mais de 6 mil crianças e adolescentes foram retirados de situações de trabalho infantil no Brasil entre os anos de 2023 e 2025, segundo balanço divulgado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) nesta segunda-feira (9).

A apresentação do estudo faz parte das ações da Semana de Combate ao Trabalho Infantil, promovida em parceria com o Governo Federal.
De acordo com os dados, 6.372 casos de exploração foram identificados e interrompidos no período. Do total, 74% envolviam crianças do sexo masculino. As ações de fiscalização priorizaram situações consideradas graves, com impactos físicos, psicológicos e sociais significativos sobre as vítimas.
Mesmo com a proibição legal de qualquer forma de trabalho para crianças com menos de 13 anos, 791 menores nessa faixa etária foram encontrados em condições de exploração.
Entre adolescentes de 14 e 15 anos, foram registrados 1.451 casos. As principais atividades econômicas onde se concentram os casos de trabalho infantil são o comércio varejista, o setor de alimentação e oficinas de manutenção de veículos.
O agronegócio, incluindo agricultura e pecuária, também está entre os setores monitorados pelo governo. Para o coordenador nacional de Fiscalização do Trabalho Infantil da Secretaria de Inspeção do Trabalho, Roberto Padilha Guimarães, o trabalho precoce compromete o desenvolvimento pleno das crianças e agrava desigualdades sociais.
"O trabalho infantil afasta crianças e adolescentes da escola, reproduz ciclos de pobreza e viola direitos fundamentais. O dia 12 de junho, Dia Nacional e Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, é uma oportunidade importante para reforçar o compromisso coletivo com a erradicação dessa prática. O enfrentamento exige união entre poder público, empregadores, trabalhadores, sindicatos e sociedade civil", afirmou Guimarães.
As denúncias de trabalho infantil podem ser feitas por meio do Sistema Ipê Trabalho Infantil, canal exclusivo do MTE para recebimento e acompanhamento dos casos.
