Notícias

'Se eles cuspirem, nós iremos bater': Trump sobre protestos em Los Angeles

Desde sexta-feira, a cidade no estado da Califórnia tem sido acometida por protestos massivos, sendo a Guarda Nacional acionadas para contenção das mobilizações.
'Se eles cuspirem, nós iremos bater': Trump sobre protestos em Los AngelesEric Thayer / AP

O presidente dos EUA, Donald Trump, voltou a se pronunciar nesta segunda-feira sobre as manifestações que arrasam Los Angeles.

"Os insurrecionistas têm a tendência de cuspir na cara de mulheres e homens da Guarda Nacional, e outros. A esses patriotas é dito que devem aceitar isso, que é assim que á vida é. Mas não na Administração Trump", escreveu o mandatário na Truth Social nesta segunda-feira.

"Se cuspirem, nós iremos bater, e eu prometo que eles serão golpeados mais duramente do que jamais foram. Tal desrespeito não será tolerado", concluiu Trump, referindo-se aos "catastróficos" protestos em Los Angeles. O presidente afirmou que as manifestações foram "inspirados por 'Gavin Newscum'", um jogo de palavras com o governador da Califórnia, Gavin Newsom.

Envio da Guarda Nacional

Anteriormente, Trump defendeu sua decisão de enviar a Guarda Nacional "para lidar com os violentos tumultos instigados na Califórnia", vigentes desde sexta-feira (6).

O líder dos EUA disse que Newsom e a prefeita de Los Angeles, Karen Bass, são "incompetentes", e afirmou que eles deveriam estar dizendo: "Obrigado, presidente Trump, você é maravilhoso. Não seríamos nada sem você, senhor". No entanto, ambos optaram por "mentir para o povo da Califórnia e dos Estados Unidos", declarando que não precisavam de ajuda federal para dispersar os protestos e afirmando que se tratava de "protestos pacíficos", disse o presidente.