Rússia impede contrabando de equipamentos militares para Ucrânia (VÍDEO)

Uma quadrilha tentou contrabandear US$ 5 milhões em peças de reposição de helicópteros de fabricação russa para o exterior.

O Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB) frustrou nesta segunda-feira (9) uma tentativa de contrabando de peças de reposição de helicópteros russos que seriam enviadas para o exterior, inclusive para a Ucrânia, no valor de 400 milhões de rublos (US$ 5 milhões).

De acordo com a declaração das autoridades, descobriu-se que uma quadrilha agindo sob ordens de organizações estrangeiras por meio de várias estruturas comerciais, estocou e transportou peças de helicópteros Mi-8 e Mi-17 de fabricação russa. O conjunto de componentes confiscados permitiria restaurar a aeronavegabilidade de pelo menos quatro helicópteros, destacou o FSB.

As autoridades de segurança concluíram que a quadrilha era composta por seis membros, cidadãos da Rússia, Ucrânia e de países do Oriente Médio, cuja atividade era coordenada por um cidadão estrangeiro que reside fora do país.

As autoridades russas abriram um processo criminal por contrabando de equipamentos militares, bem como de matérias-primas, materiais, tecnologias, informações científicas e técnicas ou frutos de atividades intelectuais que possam ser usados na fabricação de armas ou equipamentos militares. O FSB enfatizou que a investigação ainda está em andamento.

Ao mesmo tempo, o FSB chamou atenção a um número sem precedentes de tentativas de obtenção armas e equipamentos militares da Rússia para o regime de Kiev sendo organizadas por serviços de inteligência estrangeiros. Desde 1º de outubro de 2023, foram frustradas 236 tentativas de exportar ilegalmente drones, instrumentos ópticos e outros tipos de equipamentos militares da Rússia.