Notícias

Rublo russo é a moeda com melhor desempenho do mundo em 2025, aponta Bank of America

Alta de 40% frente ao dólar em 2025 surpreende mercados e desafia previsões sobre os impactos das sanções.
Rublo russo é a moeda com melhor desempenho do mundo em 2025, aponta Bank of AmericaGettyimages.ru / Ulf Mauder/picture allianc

O rublo russo protagonizou uma alta expressiva em 2025, tornando-se a moeda com melhor desempenho no mundo até o momento, segundo o Bank of America. A valorização de mais de 40%, apesar das sanções econômicas, da queda nos preços do petróleo e do prolongado conflito na Ucrânia, representa um marco significativo.

A explicação, segundo analistas ouvidos pela CNBC, não está em uma súbita confiança dos investidores estrangeiros, mas em um conjunto de fatores internos. O principal deles é a política monetária rigorosa adotada pelo Banco Central da Rússia: juros mantidos em 20% ao ano, controles cambiais reforçados e medidas para restringir o crédito.

Segundo Andrei Melaschenko, economista do Renaissance Capital, os juros elevados têm desestimulado o consumo e reduzido as importações, o que diminui a necessidade de moeda estrangeira no país.

Segundo ele, o enfraquecimento do consumo interno, especialmente de bens duráveis, derrubou a necessidade de conversão de rublos em dólares e yuans.

Outro fator que sustenta o rublo é a exigência imposta aos grandes exportadores russos: parte das receitas em moeda estrangeira precisa ser convertida em rublo.

Só entre janeiro e abril, essas operações somaram 42,5 bilhões de dólares, um salto de quase 6% em relação ao quadrimestre anterior, segundo dados do Banco Central da Rússia.

Além disso, o banco central reduziu a base monetária do país. Se em agosto de 2023 a expansão da oferta de dinheiro estava em 23,9% ao ano, desde janeiro ela passou a encolher a uma taxa de -1,19% ao ano, informa o economista Steve Hanke, da Universidade Johns Hopkins, ouvido pela CNBC.

O ambiente político internacional também teve seu peso. A eleição do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reacendeu esperanças de um cessar-fogo no conflito na Ucrânia, o que ajudou a atrair capital para ativos em rublo, mesmo com os rígidos controles vigentes.