Presidente da Colômbia se manifesta após atentado a tiros contra pré-candidato da oposição

Em um discurso televisionado no sábado (7), o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, fez uma declaração sobre o ataque a tiros contra Miguel Uribe Turbay, senador e pré-candidato à presidência do país.
"Todo o Estado colombiano está a serviço da vida. A primeira responsabilidade do presidente da Colômbia é cuidar da vida de sua própria oposição. É o dever de um democrata fazer isso. Respeitá-las, fazê-las viver e não poupar esforços por eles", declarou o presidente.
Nesse sentido, Petro ressaltou que, se a oposição não tem liberdade nem vida, a Colômbia também não tem, o que aumenta o risco de repetir os erros do passado, que encheram o país de "fogueiras humanas, cadáveres aos montes".
O presidente também lamentou "a imensa facilidade que nós, colombianos, temos de matar uns aos outros por ganância, e às vezes por nada".
"Todas as hipóteses estão em aberto"
"Aqui todas as hipóteses estão em aberto, a investigação até agora começa com os primeiros indícios: vídeos, testemunhas e o próprio menor capturado, o assassino material, (...) cuja voz pode ser ouvida em alguns desses vídeos dizendo que vai dar os nomes", aponta.
Nesse contexto, Petro enfatizou a responsabilidade do Estado e de suas instituições em cuidar da vida do autor do crime, porque ela é uma criança:
"Por mais terrível que possa parecer para nós, as crianças são cuidadas na Colômbia, porque se não cuidarmos [das crianças], nem como famílias, nem como Estado, então não teremos um país, não teremos a Colômbia", acrescentou.
Petro também enfatizou que a prioridade é encontrar o mandante do crime, mesmo que ele viva no exterior. "Todos sabem que tivemos diferenças políticas com a família de Uribe, mas a política é livre e sempre a defendemos como sendo livre de violência", disse ele.
O crime:
Miguel Uribe Turbay, senador colombiano e pré-candidato à presidência, foi alvo de um atentado a tiros em Bogotá, segundo a mídia local. O autor dos disparos é um menor de idade, de apenas 15 anos.
Turbay encontra-se em estado grave, com ferimentos entre o pescoço e a cabeça. Segundo o prefeito de Bogotá, Luis Eduardo Garzón, a primeira cirurgia foi um sucesso. Peço a Deus que "proteja a vida de Miguel e o ajude a superar a situação", afirmou Garzón.
#URGENTE | Esta sería la radiografía de cráneo de Miguel Uribe Turbay. Según información preliminar, el proyectil estaría alojado en la parte superior del cráneo. Se espera parte médico oficial en las próximas horas. #MiguelUribe#Atentado#Colombiapic.twitter.com/mvF9ti1paL
— Revista PODER (@RevistaPODERcol) June 8, 2025
O ataque ocorreu no oeste da capital colombiana, enquanto Uribe participava de um evento político em um setor do parque Modelia, na cidade de Fontibón. De acordo com testemunhas, um homem se aproximou do político por trás e atirou nele à queima-roupa.
A Secretaria de Saúde de Bogotá informou que o ataque a Miguel Uribe havia deixado outros três feridos, que tiveram de ser internados no Hospital Fontibón e na Clínica Colômbia. Dois deles estão em condição estável, enquanto o terceiro já recebeu alta, informou a agência.
Enquanto isso, a 360 Radio Colombia informa que os funcionários do governo de Petro que chegaram à Fundação Santa Fé - onde Urine está hospitalizado - foram recebidos com vaias de uma multidão que se reuniu perto do hospital. Os gerentes de convivência e a polícia tiveram que intervir.
