A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) concluiu que os medicamentos à base de semaglutida - incluindo Ozempic, Wegovy e Rybelsus - aumentam o risco de desenvolver uma doença ocular grave que pode resultar em perda súbita da visão.
Na sexta-feira, o Comitê de Avaliação de Risco de Farmacovigilância da EMA decidiu, após uma análise abrangente de segurança, que a condição chamada neuropatia óptica isquêmica anterior não arterítica deve ser incluída na lista de efeitos colaterais "muito raros" da semaglutide, o principal componente dos medicamentos para perda de peso e antidiabéticos da Novo Nordisk.
A análise do órgão de vigilância sanitária da UE, iniciada em janeiro de 2025, analisou dados de estudos clínicos, vigilância pós-comercialização e literatura médica.
Os resultados sugerem que adultos com diabetes tipo 2 que tomam semaglutide têm aproximadamente o dobro do risco de desenvolver a inflamação em comparação com aqueles que não fazem o uso. A classificação de efeito colateral "muito raro" indica que a condição pode afetar até 1 em cada 10.000 usuários.
A neuropatia óptica isquêmica anterior é a segunda causa mais comum de cegueira relacionada ao nervo óptico, depois do glaucoma
Outros riscos?
Um estudo recente também indicou que o Ozempic e medicamentos similares podem aumentar o risco de câncer de rim. No entanto, os medicamentos supostamente reduzem o risco de mais de uma dúzia de outros tipos de câncer, sugerindo que seus benefícios gerais ainda podem superar os riscos.
Além disso, a EMA investigou anteriormente relatos de pensamentos suicidas associados ao uso de semaglutide, embora não tenha sido estabelecida uma relação causal definitiva.
As recomendações da EMA serão agora analisadas pelo Comitê de Medicamentos para Uso Humano (CHMP, sigla em inglês) antes que uma decisão final seja adotada pela Comissão Europeia.
A Novo Nordisk, uma das empresas mais valiosas da Europa e dona da patente da semaglutida, declarou seu compromisso com a segurança dos pacientes e está trabalhando com a EMA para atualizar as bulas dos produtos.