Cientistas da Universidade de Washington, da Universidade da Califórnia e da Universidade Nacional de Medicina Natural dos EUA descobriram em recente estudo que o consumo regular de certos alimentos vegetais pode reduzir a idade epigenética, uma medida utilizada para aferir o envelhecimento em nível celular.
Participaram da pesquisa homens com idades entre 50 e 72 anos que seguiram um programa de oito semanas de estilo de vida saudável que incluía um regime de sono regular e alimentação à base de vegatais, mas rico em nutrientes, além da prática de esportes e da manutenção de um estado emocional estável e sem estresse.
Resultados
Utilizando o relógio epigenético de Horvath para medir as mudanças na idade, os especialistas descobriram que os participantes que consumirammais alimentos com adaptógenos de metilação, como cúrcuma, alecrim, alho, frutas vermelhas, chá verde e chá oolong, mostraram uma redução mais significativa da idade biológica.
O efeito persistiu mesmo após considerar fatores como mudança de peso e envelhecimento inicial. Assim, enriquecer a dieta com polifenóis de origem vegetal pode ser uma forma eficaz de manter a longevidade, concluíram os pesquisadores.
Os adaptógenos de metilação são compostos naturais que influenciam o comportamento dos genes ao afetar a metilação do DNA. Anteriormente, já foi demonstrado que essas substâncias favorecem um envelhecimento saudável e reduzem o risco de doenças relacionadas à idade.