
Rússia patenteia tecnologia de lançamento de drones a partir do espaço

A Rússia planeja iniciar em 2030 as operações de sua própria estação orbital, que será a primeira plataforma de drones do mundo equipada com robôs, afirmou nesta sexta-feira (6) o vice-primeiro-ministro Denis Manturov.
Durante reunião do Conselho de Desenvolvimento Estratégico e Projetos Nacionais, presidida pelo presidente Vladimir Putin, Manturov informou que foram ampliados os projetos e iniciativas ligados ao setor espacial, com o objetivo de que, até 2030, todo o território russo esteja coberto por "canais de comunicação estáveis".

"Será a primeira plataforma de drones do mundo equipada com robôs para sua manutenção. Trata-se de uma solução patenteada pela Rússia", destacou, acrescentando que a aprovação dessa tecnologia permitirá ao país aplicar esse modelo em seu programa lunar.
O vice-primeiro-ministro citou os projetos federais "Ciência Espacial" e "Átomo Espacial", voltados à exploração do sistema solar, e cuja implementação, afirmou, pretende garantir a Moscou "a liderança tecnológica na exploração do espaço profundo".
"Em particular, teremos a oportunidade de ser os primeiros do mundo a implantar uma usina nuclear na Lua e estudar a atmosfera de Vênus", declarou, lembrando que a Rússia é o único país que já conseguiu pousar nesse planeta.
