Notícias

Em Paris, Lula recebe Honoris Causa e culpa elites pelo atraso histórico do Brasil

''Enquanto o Peru teve a sua primeira universidade em 1554, o Brasil só teve sua universidade em 1920'', destacou o presidente.
Em Paris, Lula recebe Honoris Causa e culpa elites pelo atraso histórico do BrasilAP / Christophe Petit Tesson / Pool EPA

Luiz Inácio Lula da Silva, presidente do Brasil, recebeu nesta sexta-feira (6) o título de Doutor Honoris Causa da Universidade de Paris 8, na França. Na ocasião, afirmou que seu país "poderia ser muito melhor e muito mais desenvolvido se na época necessária, a elite econômica tivesse feito as coisas que tinha que fazer".

''Que tipo de elite que tinha o Brasil, que não levava em conta a necessidade da formação do seu povo, até para que o Brasil se transformasse num país competitivo, do ponto de vista industrial, do ponto de vista acadêmico, do ponto de vista de competitividade, do ponto de vista de comércio?", questionou.

Nesse contexto, observou que o Brasil foi o último país latino-americano a abolir a escravidão, a concretizar a independência da sua metrópole, de conquistar o voto feminino e a implementar uma universidade federal. ''Enquanto o Peru teve a sua primeira universidade em 1554, o Brasil só teve sua universidade em 1920''. 

"Não é normal que a gente aceite a ideia que as pessoas nasceram para ser pobres".

Ao longo do discurso, Lula destacou a importância de iniciativas como o Prouni, que possibilitaram que "uma filha de uma empregada doméstica pode disputar a vaga em uma universidade com a filha da sua patroa". Segundo Lula, as universidades brasileiras têm se tornado mais democráticas graças a essas políticas, passando a incorporar a periferia e adquirindo ''a cara do Brasil verdadeiro'', não somente com descendentes de europeus, mas com negros, pardos e indígenas.

Lula prometeu ainda que o Brasil terá a sua primeira universidade indígena até 2026.

Homenagens em Paris

Esta é a segunda homenagem ao presidente brasileiro durante sua visita ao país europeu. Na quinta-feira (5), Lula recebeu uma medalha de honra da Academia Francesa, entregue a apenas 19 chefes de Estado ao longo de 400 anos, entre eles o imperador Dom Pedro II, em 1872.

  • Criada na esteira das rebeliões estudantis de maio de 1968, Paris 8 é uma universidade renomada pelos cursos de ciências humanas. Nela lecionaram nomes como o filósofo Michel Foucault e o psicanalista Jacques Lacan.
  • A universidade tem forte vínculo com a classe trabalhadora e com públicos marginalizados, incluindo estudantes sem diploma e imigrantes.