Notícias

Deputado é expulso do Parlamento da Letônia por defender uso da língua russa

Roslikov criticou projeto que visa eliminar vestígios da "russificação" no país e discursou parcialmente em russo.
Deputado é expulso do Parlamento da Letônia por defender uso da língua russaYouTube / Saeima

O deputado Alexei Roslikov, líder do partido Estabilidade, foi expulso de uma sessão do Parlamento da Letônia nesta quinta-feira (5), em Riga, após se posicionar contra um projeto que propõe "eliminar os impactos linguísticos da russificação" no país durante o período soviético.

O parlamentar defendeu o direito da população russofalante de utilizar sua língua, afirmando que sem essa parcela da população, a Letônia não tem futuro. Ele proferiu trechos de seu discurso em russo, o que gerou reação imediata dos colegas.

Roslikov argumentou que grande parte da população da Letônia é composta por russos que falam sua língua materna em casa e participam ativamente da vida nacional. "Somos mais, russo é o nosso idioma!", declarou em russo durante sua fala, momentos antes de ser retirado da sessão.

O deputado criticou políticas que restringem direitos culturais e linguísticos dessa população, denunciando que o governo letão busca limitar suas crenças religiosas e celebrações culturais.

A votação para sua expulsão foi motivada por "conduta não ética", uso do idioma russo no plenário e por demonstrar "gesto grosseiro", segundo a justificativa apresentada. Com 63 votos favoráveis, o parlamentar foi oficialmente expulso da sessão.

Na saída, ele gravou um vídeo afirmando que são "pessoas livres" e que continuarão fazendo o que quiserem. A medida ocorre após a implementação de novas regras no final de maio, que determinam o uso exclusivo do letão nas atividades e instalações parlamentares.

Medvedev

O episódio repercutiu internacionalmente. O vice-presidente do Conselho de Segurança e ex-presidente da Rússia, Dmitry Medvedev, declarou apoio ao parlamentar. "Na véspera do aniversário de Alexander Pushkin, pessoas esclareceram tudo de forma clara, em russo, aos que se opõem à cultura russa!", escreveu Medvedev na rede social X 

Segundo Medvedev, a fala de Roslikov teve um significado simbólico por ter ocorrido próximo ao aniversário do poeta Alexander Pushkin e representaria um ato de resistência contra as políticas consideradas antirussas adotadas pela Letônia.