Notícias

Mistério das células imunológicas resolvido após 18 anos

As células TCM são fundamentais para a capacidade do sistema imunológico adaptativo de criar memórias imunológicas duradouras.
Mistério das células imunológicas resolvido após 18 anosGettyimages.ru

Pesquisadores da Universidade de Lausanne (Suíça) rastrearam a origem de uma população enigmática de células TCM de memória central, que possuem propriedades que conferem memória imunológica em um modelo animal, resolvendo um debate científico de 18 anos.

Essas células TCM semelhantes a células-tronco são fundamentais para a capacidade do sistema imunológico adaptativo (não-inato) de criar memórias imunológicas duradouras. Essa capacidade é fundamental para controlar os patógenos em episódios de infecção ou reexposição e para desencadear a rápida mobilização da defesa vital do hospedeiro.

Embora sejam essenciais para a resposta imunológica geral, desde sua descoberta em 2005, essas TCMs estão profundamente envolvidos em debates e controvérsias sobre quem são seus precursores.

A equipe do estudo, publicado recentemente na Science Immunology, descobriu que os TCMs surgiram rapidamente quando animais de laboratório foram expostos à infecção pelo vírus da coriomeningite linfocítica e, por fim, descobriu que eles eram derivados de células T CD8+, conhecidas como células citotóxicas ou assassinas. Essas células são essenciais na defesa contra patógenos e células cancerígenas.

"Em resposta à infecção, as células T CD8+ virgens produzem um grande conjunto de células efetoras terminais de curta duração que matam as células hospedeiras infectadas", escreveram os autores da pesquisa. "Paralelamente, forma-se uma população menor de células de memória central, semelhantes às células-tronco, que têm a capacidade de manter a imunidade após a eliminação do patógeno", acrescentaram.