Notícias

Lula é homenageado pela Academia Francesa em visita oficial a Paris

A cerimônia envolveu o recebimento da medalha de honra pelo presidente brasileiro, além da inclusão da palavra "multilateralismo" no dicionário da instituição.
Lula é homenageado pela Academia Francesa em visita oficial a ParisRicardo Stuckert / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi homenageado nesta quinta-feira (5), em Paris, pela Academia Francesa.

Durante a cerimônia privada, recebeu a medalha de honra da instituição, concedida a apenas 19 chefes de Estado ao longo de 400 anos. O imperador Dom Pedro II, em 1872, foi o único brasileiro a receber a mesma honraria antes de Lula.

Como parte da homenagem, a palavra "multilateralismo" foi incluída no dicionário da Academia, em referência ao posicionamento do presidente brasileiro nas relações internacionais. "O termo já ganhou os dicionários do Brasil, mas ainda não figura no dicionário da Academia Francesa", disse Lula.

Em seu discurso, Lula destacou a ligação cultural entre Brasil e França por meio das Academias de Letras. "A ligação entre a ABL e a Academia Francesa é testemunho da comunhão de mentalidades entre dois países que entendem que a palavra, para seguir plena e viva, precisa de instituições que a cultivem, a promovam e a defendam."

O presidente também mencionou suas origens humildes. "Eu nasci numa região muito pobre em meu país, o Nordeste brasileiro. Eu só tenho um diploma primário e um curso técnico. O restante eu aprendi na vida, para sobreviver. Queria dizer para vocês que eu estou muito orgulhoso em ser o segundo brasileiro a ser homenageado nesta Academia."

Ele ainda ressaltou as influências do tupi-guarani, do quimbundo e do iorubá na formação da língua portuguesa, e lembrou Machado de Assis como figura central da fundação da Academia Brasileira de Letras (ABL), inspirada no modelo francês.