O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que o bilionário e ex-chefe do Departamento de Eficiência Governamental (DOGE), Elon Musk, ficou "louco", sugerindo cortar subsídios e contratos governamentais de suas empresas.
De acordo com Trump, a medida economizaria "bilhões e bilhões de dólares" do orçamento norte-americano. "Sempre me surpreendeu que Biden não o tivesse feito!", declarou o republicano.
Em sua rede social, Musk não deixou barato e respondeu rapidamente o mandatário norte-americano: "Isso só fica melhor e melhor. Vá em frente, faça o meu dia…".
A declaração de Trump foi publicada na rede Truth Social e ocorre em meio a um crescente atrito entre o presidente e o empresário, após Musk criticar duramente um projeto de lei fiscal apoiado por Trump.
O dono da Tesla, da SpaceX e da Starlink chamou a proposta de "abominação nojenta", acusando o governo de aumentar o déficit federal e prejudicar o setor de veículos elétricos ao remover incentivos fiscais.
As ações da Tesla caíram mais de 8% na Bolsa de Nova York nesta quinta-feira, após a troca de farpas públicas entre Elon Musk e Donald Trump.
Mais cedo, Musk afirmou que Trump não teria vencido a eleição de 2024 sem sua ajuda e levantou a possibilidade de o país precisar de um novo partido político.
"Sem mim, Trump teria perdido a eleição, os democratas controlariam a Câmara e os republicanos estariam em 51-49 no Senado", escreveu Musk no X. "Quanta ingratidão", acrescentou o magnata.
Musk criou uma enquete em sua rede social perguntando se chegou a hora de os Estados Unidos formarem um novo partido político. Em pouco mais de três horas, mais de 1,5 milhão de pessoas participaram, e 82,2% votaram a favor da ideia.
Da admiração à decepção
Donald Trump não escondeu a decepção com Elon Musk após o rompimento político entre os dois. Ao comentar publicamente a saída do bilionário do Departamento de Eficiência Governamental (DOGE), o presidente dos Estados Unidos afirmou nesta quinta-feira que a relação amistosa entre eles pode ter chegado ao fim.
"Estou muito decepcionado com o Elon", disse Trump.
Segundo o presidente, a despedida entre ambos foi calorosa, com elogios mútuos, mas tudo mudou após as críticas de Musk ao projeto de lei fiscal apoiado pela Casa Branca.
Na avaliação de Trump, a irritação do fundador da Tesla tem origem nos cortes de incentivos ao setor automotivo.
"Elon está chateado porque eles retiraram a obrigatoriedade de veículos elétricos e, sabe, era muito dinheiro para veículos elétricos. Sabe, eles estão tendo dificuldades com os veículos elétricos e querem que paguemos bilhões de dólares em subsídios", complementou Trump.