Notícias

Carla Zambelli entra na lista da Interpol a pedido de Moraes

Parlamentar pode ser presa no exterior; ministro determinou a prisão após ela anunciar que está nos EUA.
Carla Zambelli entra na lista da Interpol a pedido de MoraesLula Marques/ Agência Brasil

A deputada federal Carla Zambelli (PL) passou a integrar nesta quinta-feira (5) a lista vermelha de procurados da Interpol, conforme publicado pelo portal G1. A inclusão foi feita a pedido da Polícia Federal (PF), com base em determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Com isso, a parlamentar se torna a sétima brasileira na atual lista de mulheres procuradas pelo órgão internacional.

A medida ocorre um dia após Moraes ordenar a prisão da deputada, motivado pela declaração pública de que ela havia deixado o Brasil e se encontrava nos Estados Unidos.

Zambelli foi condenada pela Primeira Turma do STF a dez anos e oito meses de prisão. A pena é resultado de seu envolvimento na invasão de sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em um episódio ligado à contratação do hacker Walter Delgatti Neto durante o período eleitoral de 2022.

Além da ordem de prisão, Moraes determinou o bloqueio dos bens da deputada, incluindo imóveis, contas bancárias, veículos, salários e perfis em redes sociais. Os passaportes da parlamentar também foram suspensos.

Com a inclusão na lista da Interpol, Zambelli pode ser presa em qualquer um dos 196 países que integram a organização. O chamado alerta vermelho serve para facilitar a localização e a detenção de indivíduos procurados pela Justiça em seus países de origem.