Notícias

'A resposta de Putin aos ataques contra aeródromos russos não vai ser bonita', alerta Trump

"Eu disse a ele: 'Não faça isso, você não deveria fazer isso, deveria parar', mas entendo que há muito ódio", acrescentou.
'A resposta de Putin aos ataques contra aeródromos russos não vai ser bonita', alerta TrumpGabriel Grigorov / Sputnik

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, comentou nesta quinta-feira (5), em ocasião da visita do chanceler alemão Friedrich Merz à Casa Branca, que "há muito ódio" entre os dois lados do conflito ucraniano e deu a entender que Kiev não vai escapar das represálias de Moscou por seus recentes ataques contra território russo.

"Realizaram um ataque bastante forte. Entraram na Rússia e, na verdade, [Vladimir Putin] me disse: 'Não temos outra opção a não ser atacar, com base nisso', e provavelmente não vai ser bonito", declarou o mandatário norte-americano, fazendo referência à sua conversa telefônica com o presidente russo no dia anterior.

"Eu disse a ele: 'Não faça isso, você não deveria fazer isso, deveria parar', mas entendo que há muito ódio", acrescentou.

Na mesma ocasião, Trump afirmou que "às vezes não acredita que Rússia e Ucrânia vão firmar um acordo", mas pouco depois se contradisse ao dizer que, apesar das hostilidades em curso, se mantém otimista quanto à possibilidade de um cessar-fogo entre Kiev e Moscou. "Em algum momento isso vai acontecer, eu acredito", afirmou.

  • O regime de Kiev realizou atentados terroristas com drones FPV (com pilotagem por visão remota) contra aeródromos militares nas províncias russas de Murmansk, Irkutsk, Ivanovo, Riazan e Amur no domingo, 1º de junho.
  • Durante o fim de semana, Kiev também realizou explosões em trechos de ferrovias nas províncias russas de Briansk e Kursk.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, confirmou nesta quinta-feira que Putin, em sua ligação telefônica com Trump, afirmou que Moscou responderá aos recentes ataques de Kiev contra os aeródromos militares. O porta-voz presidencial não revelou detalhes sobre como e quando será essa resposta.