
Trump: 'fui eu quem interrompeu o Nord Stream 2'

Pela primeira vez desde que assumiu o cargo de chanceler alemão, Friedrich Merz se reuniu nesta quinta-feira (5) com o presidente dos EUA, Donald Trump.
Perguntado se planeja impor novas sanções contra a Rússia e pressionar ainda mais o país, Trump respondeu que foi ele quem interrompeu o projeto Nord Stream 2, um dos gasodutos de exportação de gás que passa sob o Mar Báltico da Rússia para a Alemanha, atravessando as águas territoriais e as zonas econômicas exclusivas da Finlândia, Suécia e Dinamarca.

"Fui eu quem interrompeu [o projeto] Nord Stream 2, o próprio gasoduto que deveria chegar à Alemanha. A propósito, eu me arrependo de ter feito isso. Mas fui eu quem o interrompeu, ninguém mais", disse, acrescentando que se trata do "maior gasoduto do mundo, destinado a abastecer a Alemanha e outros países".
O presidente dos EUA também enfatizou que seu país tem "tanto petróleo e gás que simplesmente não é possível comprar tudo". "De fato, temos mais recursos do que qualquer outro no mundo, provavelmente o dobro. Portanto, vamos trabalhar nisso. Tenho certeza de que esse será um dos tópicos em discussão hoje", disse.
O Nord Stream é um sistema de dois gasodutos submarinos que passam sob o Mar Báltico transportando gás natural da Rússia para a Alemanha. Ele consiste em dois gasodutos duplos, cada um com 1.224 quilômetros de comprimento e 1,22 metros de diâmetro. A capacidade total de suas quatro ramificações é de 110 bilhões de metros cúbicos de gás natural por ano. A infraestrutura era uma das principais rotas de fornecimento de gás russo para o mercado europeu.
ENTENDA O QUE É O NORD STREAM E QUAL É A SUA IMPORTÂNCIA EM NOSSO ARTIGO.
